Perguntas frequentes X-TRA

Dosagem correta: quanto mais, melhor?

A dosagem correta pode fazer maravilhas pela sua roupa suja. Utilizar demasiado detergente não vai aumentar a sua eficácia. Por outro lado, ao utilizar pouco detergente, não irá obter o resultado desejado em termos de remoção de sujidade.
Cada embalagem de X-TRA apresenta as recomendações de dosagem corretas.
Lembre-se de que a escolha da dosagem correta depende de três fatores:

  • a quantidade de roupa suja
  • o nível se sujidade
  • a dureza da água.

Como separar a roupa suja?

  1. Em primeiro lugar, leia atentamente as etiquetas de informação da sua roupa. Isto permitir-lhe-á separar a roupa por temperaturas e por tipo de tecido.
  2. Não coloque roupa ligeiramente suja juntamente com roupa muito suja na máquina de lavar. As peças muito sujas requerem uma dosagem de detergente mais elevada e uma temperatura mais alta, enquanto as peças ligeiramente sujas podem ser lavadas em água mais fria.
    As peças com muita sujidade devem ser lavadas logo que possível. Para facilitar a remoção de nódoas, não deixe as peças sujas por lavar durante muito tempo.
  3. Lave separadamente as roupas claras e escuras e, em conjunto as roupas da mesma cor que requeiram a mesma temperatura de lavagem.
  4. Durante a lavagem, os tecidos novos poderão desbotar, manchando outras peças. Se não tem a certeza quanto à estabilidade da cor do tecido, é aconselhável que lave a peça em separado a uma temperatura inferior a 40 ºC
  5. Evite colocar carga a menos ou a mais na máquina de lavar roupa. Coloque a quantidade de roupa adequada consoante o programa de lavagem selecionado (poderá obter mais informações no manual da máquina de lavar).
  6. Respeite sempre as instruções da etiqueta, quando estas indicam que determinada peça deve ser lavada separadamente.

Como carregar devidamente a máquina de lavar roupa?

Para carregar devidamente a máquina, necessita de saber o peso em seco de determinados tipos de lavagem. Esta informação é incluída nas especificações da máquina de lavar. A roupa suja deve ser demolhada numa solução especialmente preparada para o efeito. A temperatura desta solução não deve exceder 40 graus e a quantidade de detergente deve ser metade da que seria utilizada numa lavagem normal.
Não é aconselhável carregar a máquina com roupa de forma caótica, uma vez que esta irá emaranhar-se, formando um enorme amontoado. Isto poderá ter consequências desagradáveis, incluindo a possível avaria da máquina, devido à dificuldade do tambor em fazer rodar um pesado monte de roupa. Deverá carregar alternadamente peças grandes e pequenas. Não deve utilizar uma quantidade excessiva de detergente, já que isto apenas irá piorar a qualidade da lavagem e danificar as roupas bem como a máquina de lavar. Não utilize branqueadores com cloro, de modo a evitar danificar peças da máquina. Para impedir que os botões se soltem da roupa durante a lavagem, as peças devem ser abotoadas e viradas do avesso, antes da lavagem.

Dicas para secar e engomar roupa

Raras são as pessoas que gostam de engomar...
Aqui poderá encontrar algumas dicas que lhe permitirão tornar esta tarefa complexa tão simples quanto possível.

  • Utilizar um amaciador durante a lavagem tornará as suas roupas mais fáceis de engomar.
  • Algumas peças podem ser cuidadosamente dobradas depois de secar ou penduradas em cabides, sem necessidade de as engomar.
  • Analise cuidadosamente e respeite as instruções nas etiquetas da roupa. O nosso instrutor de lavagem irá ajudá-lo a perceber o que significam os símbolos nas etiquetas.
  • De modo a evitar mudar várias vezes a configuração do ferro de engomar, separe a roupa em grupos de tecidos naturais e sintéticos.
  • Ao alterar as definições de temperatura, aguarde que o ferro aqueça ou arrefeça até à temperatura pretendida.
  • Se necessitar de humedecer roupas ressequidas enquanto as estiver a engomar, utilize um spray (pulverizador).
  • Não coloque peças acabadas de engomar imediatamente no armário, uma vez que poderão engelhar e perder a forma. Deixe as peças arrefecer depois de as engomar.
    As peças de acetato ou seda natural devem ser sempre engomadas do lado do avesso e com o ferro não muito quente. Para engomar pormenores de seda no lado de fora, deve protegê-los com papel fino (lenço de papel) e colocar um pano húmido por baixo da peça.
  • Não é de todo recomendável engomar peças de malha de seda. Basta esticar a peça ainda húmida nas direções certas, fazendo com que tome a forma correta.
    Se, ainda assim, for necessário engomar uma peça de malha de seda, deverá fazê-lo do lado do avesso ou protegendo-a com uma peça de tecido e utilizando o ferro a uma temperatura não muito alta. Não é recomendável engomar a roupa em excesso: ou seja, não engome o mesmo local até que o tecido que está a utilizar para proteger a peça esteja completamente seco.
  • É aconselhável engomar apenas roupas secas, uma vez que o ferro quente irá revelar nódoas, mesmo que estas mal se notassem inicialmente.

Cuidados com a cor e informação nas etiquetas

As roupas poderão ser sensíveis aos branqueadores oxidantes que são adicionados aos detergentes para intensificar a remoção de nódoas de tecidos brancos e de cor. Para evitar que o seu vestuário desbote durante a lavagem, analise cuidadosamente a informação na etiqueta. No caso de peças sensíveis à lixívia, geralmente, será dada a indicação "Não usar lixívia". Se, ainda assim, não tiver a certeza, faça um pequeno teste antes de iniciar a lavagem:

  • Molhe uma pequena área da bainha ou da costura interior da peça de roupa.
  • Engome sobre um pano ou guardanapo branco.
    Se aparecerem manchas de cor na superfície branca, a sua roupa é feita de um tecido propício a desbotamento. Estas roupas devem ser lavadas separadamente.

Preciso de um amaciador?

Apercebemo-nos frequentemente de que os tecidos ficam rijos, após a lavagem. Isto pode ser causado por vários fatores: impactos mecânicos da máquina de lavar, dureza da água, detergentes de lavagem modernos. Outro problema é a eletricidade estática que se forma nos tecidos sintéticos - o tecido adere ao corpo e atrai partículas de pó.
Repare na diferença entre tecidos lavados com e sem amaciador. Ao lavar com amaciador:

  • as fibras suavizam e o tecido torna-se mais macio;
  • é mais fácil engomar a roupa lavada;
  • as roupas têm menos eletricidade estática e atraem menos pó

Na lavagem sem amaciador, as fibras emaranham-se, o que significa que as peças se irão desgastar mais rapidamente.
A Henkel recomenda a utilização de amaciadores

Como remover nódoas de sangue com bicarbonato:

As nódoas de sangue podem ser muito difíceis de remover. No entanto, existe um truque que nos pode ajudar a remover estas nódoas.

  1. Molhe a nódoa de sangue com água fria. Nódoas maiores terão de ser colocadas numa taça ou no lava-loiça.
  2. Tente remover a nódoa logo que possível utilizando água fria e esfregando a nódoa com as pontas dos dedos. Isto irá remover grande parte da nódoa.
  3. Assegure-se de que não utiliza água quente. A água quente permite que a nódoa se entranhe ainda mais no tecido porque as nódoas de sangue são constituídas por proteína e o calor fará com que sejam impossíveis de remover.
  4. Coloque fermento na área afetada molhada e deixe atuar durante 30 minutos.
  5. Assim que a nódoa desvanecer, as roupas podem ser lavadas normalmente. Se achar que a nódoa não foi totalmente removida, pode repetir o processo com bicarbonato e adicionar um tira-nódoas antes de lavar.

Quantas línguas fala a raposa?

A forma esperta de lavar roupa começou a conquistar o mundo! A nossa raposa é já conhecida em 52 países por todo o mundo... na Europa, América e até na China!

Porque é que esta é considerada a forma esperta de lavar roupa?

X-TRA é um produto que oferece a máxima qualidade garantida da Henkel a um preço acessível. É por isso que pode confiar em X-TRA: seja esperto, tenha tanto por tão pouco!

Quem desenhou a raposa?

A raposa foi concebida pela agência publicitária Stohr, em Dusseldorf e desenhada pela agência BE, em Londres. Uma raposa muito internacional!

Posso aplicar os detergentes X-TRA em qualquer material?

Em geral, sim, mas as peças em lã ou seda devem ser excluídas.

O que posso fazer se ainda vir espuma ou outros resíduos na minha roupa depois de utilizar o meu detergente?

Em que altura vê a espuma? depois do ciclo de enxaguamento? Nesse caso, pode enxaguar mais uma vez. Em geral, deverá lavar novamente.

Onde podem encontrar-se os detergentes X-TRA ?

Os detergentes X-tra podem ser encontrados na maioria das superfícies comerciais.

Posso utilizar o detergente X-TRA com qualquer programa da minha máquina de lavar?

Sim, todos os programas da máquina de lavar são adequados. Além disso, a etiqueta na parte da frente de cada embalagem de detergente contém a indicação da temperatura de lavagem.

As minhas roupas parecem estar a ficar acinzentadas depois de ter utilizado o meu detergente X-TRA .

Utilize sempre a dosagem recomendada. (Dependendo da qualidade e da cor do tecido, poderá utilizar uma vez um detergente que contenha lixívia.)

O meu frasco de detergente líquido está partido ou a verter. O que posso fazer?

Em caso de reclamação, contacte a nossa linha grátis de apooi ao cliente 800 200 007. 

Não gosto da fragrância que comprei. Onde posso encontrar outras fragrâncias disponíveis?

As diversas variedades X-tra estão disponíveis na maioria dos supermercados e hipermercados do país.
Caso detecte alguma situação "anormal" na fragrância, contacte a nossa linha grátis de informação ao apoio 800 200 007. 

Creio que o detergente que comprei não está a funcionar devidamente. O que posso fazer?

Em caso de reclamação, contacte a nossa linha grátis de apoio ao cliente 800 200 007. o seu caso será analisado pela nossa equipa de Investigação & Desenvolvimento, para detectar se existe alguma anomalia.